Home
 
 Sérgio Soares
Capitão do Clube Atlético Juventus - SP

Na montagem dos treinamentos ele usa sua extrema habilidade, indo realmente de encontro com as situações de jogo e propicia ao atleta o máximo de liberdade para desenvolver seu potencial. Observei que Lorival Santos tem como seu primeiro conceito a disciplina que na minha opinião é um conceito de muita importância para o treinador comandar o grupo.

Conceito que encontrei também em treinadores como Vanderlei Luxemburgo, Antonio Lopes, Candinho. Quando Lorival Santos assumiu o profissional do Clube Atlético Juventus (SP) o grupo era muito jovem e estaria no Maracanã pela primeira vez jogando contra o Fluminense (RJ), com jogadores muito experientes como o Branco e Magno Alves, aliás, não só o grupo, mas o Juventus era a primeira vez que jogava naquele estádio, naquela oportunidade eu estava com uma lesão muscular fazendo tratamento intensivo e vetado pelo departamento médico. Lorival Santos em uma atitude de muita esperteza abriu mão de um atleta no banco de reservas e me convocou, vendo que minha presença ali poderia contribuir em muito naquela oportunidade.
 
  Sollito
  Prep. de Goleiro do S.C. Corinthians Paulista - SP

Em seus trabalhos Lorival Santos é muito detalhista, desenvolve com maestria a movimentação de seus atletas proporcionando um melhor posicionamento, cobertura de deslocamento e aproximação.

Nos treinamentos táticos chega a exaustão nas movimentações ofensivas e defensivas e com muita disciplina.

Ele estuda muito o adversário para por em prática seu plano de jogo, como ele mesmo diz a padronização tem que encaixar.

Sabe usar muito bem as características de seus atletas para que possibilite sua evolução.

Centraliza os trabalhos de forma que ressalte a cumplicidade e o companheirismo.
Trabalha bem a parte emocional dos atletas enfocando seus pontos positivos e neutralizando os negativos
 
  Anderson Paquito 
  Volante da Napoli da Itália

O professor Lorival Santos motiva muito bem seus comandados, ele dá vários exemplos no dia a dia de jogadores do passado ou de fatos que mudaram uma situação preparando nos tanto para a vitória quanto na derrota. 

Nos treinamentos ele procura explorar o máximo de seus atletas e seu esquema de jogo ele procura adaptar as características de seus atletas tornando sua equipe harmoniosa e competitiva.

Seu nível de exigência chega ao estremo principalmente no fundamento passe, ele não gosta nem um pouco quando executamos passes errados. Horário para ele é sagrado e fim de papo, não tem conversa. 

Aprendi uma grande lição no meu primeiro jogo do Campeonato Paulista Juniores ( Sub - 20 ) minha estréia na categoria e estréia do Juventus no campeonato, eu era juvenil e o professor iria me lançar no Sub - 20. Um jogo muito difícil contra o Corinthians, uma vitória era fundamental para iniciarmos bem no campeonato.

Eu sempre fui um jogador que privilegiada somente a técnica, naquele dia chovia muito e o professor falou me que se não parasse de chover minhas chances de atuar diminuiriam, parou de chover e eu jogue, vencemos e fui muito bem em todo o campeonato, mas a partir do acontecido percebi que somente a técnica não era o suficiente eu teria que me adaptar também ao jogo truculento, pois nestas situações o campo de jogo fica muito mais pesado.

Fui jogar na Itália e levei comigo muitas lições juntamente com muitas broncas dele na mala e foi de grande valia para o desenvolvimento de minha carreira.

Lá trabalhei com treinadores como Zedeneck Zemam que já dirigiu a Inter de Milão, a Roma, o Mondônico que já dirigiu o Torino, a Napoli, depois desta experiência cheguei a conclusão que Lorival Santos é um técnico que pode se dar bem em qualquer continente no futebol, ele busca constantemente a perfeição e as variações táticas, tornando um técnico sempre atualizado; ele é um estudioso.
 
  Edson Araújo
Atacante da Portuguesa de Desportos - SP


Seus treinamentos técnicos táticos são longos e de muitas repetições, exigindo muita perfeição nos fundamentos. Seu método de trabalho é de um profissional muito motivado no seu cotidiano. Conversa muito com seus atletas, preparando-os técnica e psicologicamente.

Lorival Santos trabalha a parte emocional do atleta, parecida com a maneira de René Simões, através de palestras e filmes motivacionais e muitas brincadeiras, ele trabalha de forma séria e com muita personalidade, como ele mesmo diz; "Futebol é uma brincadeira séria".

Na parte tática, além dos treinamentos de campo ele usa o computador, desta forma facilita muito o trabalho de seus comandados. 
 
  Preto
Zagueiro do Santos Futebol Clube - SP

Lorival Santos ajudou muito no começo de minha carreira. Com muita competência também ajudou muitos do grupo. Em seus treinamentos ao mesmo tempo que trabalhava os zagueiros e os atacantes e exigindo muito, ele cobrava dos volantes o fechamento dos espaços e muita pegada.

E pôr falar em pegada, quando estava no Clube Atlético Juventus (SP), fizemos uma pré-temporada em Jales (SP) com treinamentos em 03 (três) períodos, isto que era pegada realmente.

Trabalho que conquistou o Campeão da Taça Londrina, Vice-Campeão Paulista e Vice-Campeão da Taça São Paulo. 

Todos estes títulos eu dedico ao Lorival Santos, não só eu como tenho certeza que o grupo todo dedica a ele.

Lorival Santos já não estava mais conosco, ele recebeu uma proposta melhor e teve que ir embora antes destas conquistas.

Agradeço muito a ele.
 
  André
Capitão da Seleção Brasileira de Futsal

Em todos os trabalhos, que Lorival Santos ministrava inclusive enfatizando nas palestras destaca-se em primeiro lugar sempre o aspecto do grupo, ele valoriza muito o conjunto em detrimento ao individual.

Nos treinamentos técnicos ele extrai sempre o melhor de cada atleta respeitando suas individualidades e suas funções táticas.

Uma curiosidade que me marcou quando trabalhei com ele, foi na escolha de Capitão, ele abriu mão de seu direito e fez uma votação entre os integrantes da equipe e sua comissão técnica, em votação aberta para a escolha do Capitão da Equipe, ele é um técnico democrático.
 
 

 
 

Lorival Santos © todos os direitos reservados