Home

Ambiente de trabalho

˝Uma língua afiada é a única ferramenta cortante que se amola com o uso˝

Como em todo ambiente de trabalho, a competição pelo espaço está intrínseca no dia a dia de cada um, o futebol não foge a regra, nele há algumas particularidades singulares, é um esporte de grande apelo popular; Talvez a única profissão que você pode ficar rico do dia para a noite, esta perspectiva mexe muito com as emoções das pessoas, dentro ou fora desta perspectiva os profissionais desse esporte ficam expostos a um nível alto de stress, pois o futebol é feito de resultados, não de intenções; Há uma eterna briga da razão com a emoção, do bem com o mal, do certo com o errado.

Clifford Goldstein cita: “Vivemos em um mundo onde o bem e o mal, o certo e o errado lutam pela supremacia, há apenas dois lados nesse grande conflito espiritual; De que lado estamos? Esta é uma escolha de consequências eternas porque a vida e a morte são, literalmente, eternas˝ .   
Ellen White cita:  ˝Uma continua batalha prossegue entre as forças do bem com as forças do mal; Estamos agora no meio deste conflito e não podemos ser neutros, devemos nos posicionar de um lado ou do outro; Você deve com certeza ir a busca de seu espaço, desprender toda sua energia possível para a realização de seus sonhos, mas não há necessidade de passar por cima de seu companheiro de profissão; A guerra para obter um lugar de destaque ou mesmo seu lugar, estará latente no seu cotidiano, mas não será esta batalha que irá neutralizar seus projetos de sucesso ˝ .
Busque a energia na própria extremidade de seu braço, confie em seu potencial, não perca tempo em julgar ninguém ou mesmo falar da vida alheia; Trabalhe e tenha fé, com este predicado você atingirá sua meta; Caso perceba que você está do lado do mal, mude de lado, caso perceba que esta do lado do bem, exercite a principal qualidade do ser humano, respeitar a limitação alheia.
Você já deve ter ouvido: Jamais julgue seu semelhante pelo que dizem seus inimigos; Não concordando com esta afirmativa, há uma grande chance de você cometer uma imensa injustiça, que será difícil de ser reparada.
Djalma Cavalcanti cita: ˝ A Formula do Sucesso é ( Ser Humano + Amor + Fé + Amizade + Disciplina + Alegria + Trabalho = Sucesso “ .  )
Está provado que nada funciona em desarmonia, então; Porque não preservar seu bom ambiente de trabalho, é de fundamental importância para o seu desenvolvimento, bem como para o sucesso de sua carreira.    Sucesso por sucesso, ninguém fez tanto sucesso como Ayrton Senna, piloto de corrida da Formula 01; Veja só o que ele diz:
˝Podem ser encontrados aspectos positivos até nas situações negativas, e é possível utilizar tudo isso como experiência para o futuro,  seja como atleta,  seja como homem“ .   


Então; Não perca tempo com a inveja, trabalhe duro para transpor todos os obstáculos de sua vida, não espere apoio de ninguém, respeite as pessoas, mas sabia que o bem e o mal caminham lado a lado.


#             Não seja esperto, fique atento.
#             Lute sempre em quaisquer circunstâncias sob quaisquer aspectos.
#             Tenha DEUS no coração através de atos, palavras e pensamentos.
#             Trabalhe duro para transpor todos os obstáculos de sua vida.


Apresentação

Futebol é um esporte de julgamentos e decisões em detrimento a uma dinâmica organizacional coletiva, neste universo chamado futebol já é um lugar comum afirmar que na vitoria são vários os fatores que concorrem para a sua efetivação e dentro do campo de jogo exerce influencia direta da necessidade de uma planificação dos treinamentos. Portanto; iremos mencionar alem de alguns fatores fora das quatro linhas, também citar que a organização de uma equipe é reproduzida pelo conjunto de diretrizes preconizado pelo seu técnico e tendo necessidade de determinantes pré-estabelecidas com distribuições adequadas e equilibradas. Entretanto; sabendo que o Futebol é eminentemente um esporte de grande apelo popular, iremos abordar a semântica do sistema tático ao longo dos anos no futebol brasileiro, bem como no futebol mundial e afirmo que não possuo a pretensão de contrapor nenhuma tendência e sim o propósito de tornar cada vez mais consistente sua filosofia de trabalho. Sendo assim; este trabalho destina-se a satisfazer aos vários estudantes de educação física, técnicos de futebol, bem como a todos os profissionais que militam neste esporte e público em geral. Sem a pretensão de esgotar o assunto relacionado com este esporte, agradeço por apresentá-lo.

O Jogo

“ São as atitudes que escrevem a nossa história e não nossas expectativas. “ Carlos Hilsdorf


Jogo que tem como principal característica à busca constante por superioridade numérica e com os seus espaços reduzidíssimos dentro das quatro linhas trás momentos e princípios; destes momentos, limites regulares e inquestionáveis, uma bola e a organização ofensiva, transição ofensiva, organização defensiva e transição defensiva; onde cada atleta objetiva atingir à vitória e sua equipe com o seu respectivo modelo de jogo e princípios também propõem uma perspectiva de atacar e defender com eficiência, desejo incondicional de seu técnico. Em seus princípios defensivos constituído de contenção, cobertura defensiva, flutuação, equilíbrio e concentração, condicionam em suas ações no jogo na maioria das vezes a ausência da posse de bola, mesmo assim objetiva-se a essência deste esporte, o gol; já, nos princípios ofensivos constituído de penetração/progressão, apoio/cobertura defensiva, mobilidade/espaço, amplitude/profundidade e capacidade de improvisação, a bola exerce fascínio da maior relevância, onde que em seu primeiro princípio ofensivo: penetração / progressão, tem como desejo à criação da vantagem espacial e numérica e assim atacando diretamente o adversário e à meta. Praticado por centenas de países e despertando interesse nas multidões, seu dia é comemorado em 19 de julho; constituído ˝ de toques rápidos e precisos com ocupação de espaços de forma inteligente, principalmente no ataque ˝ e originado na China Antiga por volta de 3.000 AC. , como esporte moderno foi criado na Inglaterra do século XIX e seu profissionalismo foi iniciado somente em 1885; já, em 1886 surge a criação da Internacional Board na Inglaterra; em 1894, chega ao Brasil trazido por Charles Miller e no ano de 1904 é criada a FIFA - Federação Internacional de Futebol Association. Esporte onde “ mais se acha do que se compreende; mais se acredita do que se comprova ”, possui sua forma atraente de disputa, em seu campo de jogo tem na pessoa do técnico a responsabilidade da organização da equipe e a definição da metodologia na planificação dos treinamentos, preconizando o sucesso ou o fracasso da equipe, bem como de seus atletas.


Apresentação


Como você já sabe, semântica é o estudo das mudanças e translações sofridas pelo significado das palavras. Sabemos que no futebol, o sistema tático possui diversas tendências e definições, iremos abordá-lo e definir algumas conceituações. Entretanto, este trabalho irá abordar as mudanças e transições do sistema tático sofrida ao longo dos anos no futebol brasileiro, bem como no futebol mundial. A ponto de iniciar a discussão deste do Sistema - WM, idealizado por Herbert Champman, técnico do Arsenal da Inglaterra em 1930 até o Sistema - 4x4x2, implementado por Alf Ramsey na Seleção da Inglaterra, Campeã da Copa do Mundo de 1966; sistema este, que por vários anos ainda tem grande aceitação no futebol brasileiro.

Futebol, eminentemente um esporte de grande apelo popular: Assim, este trabalho destina-se a satisfazer aos vários estudantes de educação física, técnicos de futebol, bem como a todos os profissionais que militam neste esporte e público em geral. Sem a pretensão de esgotar o assunto relacionado com este esporte, agradeço por apresentá-lo.

Atitude em Equipe

“Quando a vaidade for maior que a vontade de vencer, o fracasso será inevitável.”



Se sistema tático é a forma de atuação de uma equipe, com distribuições adequadas e equilibradas, possuindo determinantes preestabelecidas, então devemos conceituar o que é equipe: Equipe é o conjunto de pessoas com os mesmos objetivos, ou combinação harmônica de interação, ou combinação mais ( + ) harmonia, mais ( + ) integração. Abordaremos agora, os fatores que favorecem o sucesso de uma equipe: · Estabelecimento das regras de atuação. · Respeito às regras estabelecidas. · Comprometimento conjunto. Fica assim evidenciado que: Para um determinado sistema tático obter sua performance desejada, todos terão que estar imbuídos do propósito. Não deve haver competição dentro da própria equipe; quando isto acontece: · Diminui a necessidade de ajudar e ser ajudado.

Portanto, diminui a solidariedade. · Diminuindo a solidariedade, aumenta a insegurança. · Aumentando a insegurança, origina-se o medo. · Originando-se o medo, diminui a oxigenação no cérebro. · Diminuindo a oxigenação, diminui a performance. · Diminuindo a performance, derrota a vista. A história não mente, tudo acontece por agrupamento, se pensarmos isoladamente, nada acontecerá. Equipe também é ( 1 + 1 = 3 ); Sinergia é quando duas pessoas estão conectadas na mesma freqüência de ondas. (Lei da Física). Se fizermos uma analogia, estamos falando da atual conjuntura do futebol mundial, o princípio da compactação: (Maior números de atletas mais próximos da bola.)


O Propósito do trabalho

 

“  Meta a gente busca, caminho a gente acha, desafio a gente enfrenta,

 desejo a gente mata, vida a gente inventa; e sonhos a gente realiza. ”

 

 

 

O propósito deste trabalho é dar maior base de sustentação a todos os atletas em formação, possibilitando maior clareza quanto a sua postura nos momentos críticos dos treinamentos, bem como nas disputas desportivas.

Agradecimentos aos meus professores, técnicos, amigos que me acompanharam e me acompanharão.

 

Minha eterna gratidão aos meus pais, professores, técnicos, amigos e a todos os atletas que trabalharam e trabalharão ao longo de minha trajetória, onde fui encorajado em todos os sentidos para a concretização deste.

Tornar-se-ia desnecessário salientar minha satisfação na concretização deste trabalho.

Será bem recebida toda crítica, que nos ajude a evoluir nesta área até agora bem pouco explorada.


Energia de vencedor

 

“ As coisas podem até chegar aqueles que esperam.,

mas somente as sobras deixadas por aqueles que lutam.   ”

 

O vencedor somente poderá ter 3 ( três ) atitudes diante das adversidades, a primeira é acreditar, a segunda é combater, a terceira é vencer.

Mas de onde vem a vitalidade de um vencedor, esta é uma pergunta que todos nós fazemos quando deparamos com uma pessoa de sucesso no esporte.

Vem da energia, então:

O que é energia?

É o que retiramos de dentro de nossa alma, é fruto da nossa essência, não existe vencedor sem energia.

Existem 3 ( três ) tipos de energia, a energia muscular, a energia do herói, a energia do sábio.

 

A Energia Muscular é a energia que conhecemos, ela é periférica, termina quando chega o cansaço.

 

A Energia do Herói é a energia que é mais profunda, para a maioria das pessoas ela não está disponível o tempo todo, em geral ela começa onde acaba a energia muscular.     É esta energia que possibilita, que um pai ao chegar em casa exausto do trabalho, descobre que sua filha (o) está ardendo em frente, cuida dela (e) como se estivesse começado o dia, vai ao hospital e passa a noite em claro e não percebe que já amanheceu.

 

A Energia do Sábio é a energia que é pura e especial, faz uma conexão sem limites, onde só os vencedores tem facilidade de acesso com esta energia, é a energia que se desenvolve a medida que você aprende a se desagregar do eu e se integrar no nós.

A energia do sábio possui uma resultante, é a sinergia, mas o que é sinergia?

Sinergia é ( 1 + 1 = 3 ) – Quando duas pessoas estão conectadas na mesma freqüência de ondas ( Lei da Física )

 

Vencedor       =       Vence    Dores     +      Produzir Energia

 

Lorival Santos © todos os direitos reservados